Como calcular o preço de venda de um produto

Como calcular o preço de venda de um produto

Como calcular o preço de venda de um produto? Você já se perguntou porque um iPhone custa tão caro, e um smartphone de marcas chinesas, tão barato? Após uma análise feita pela firma TechInsights, estimou-se que o iPhone X custe por volta de US$357.50 (~R$1165) para ser fabricado, o que quando comparado a seu preço final de US$999 (~R$3257), à grosso modo dá uma margem de lucro de absurdos 64%.

A precificação traz valor imaterial para um produto e o posiciona em relação aos concorrentes, por isso o célebre empresário Simon Dolan é categórico em dizer que “basear seu preço apenas no custo do produto é inaceitável.” 

Porém, se pesquisarmos no pai Google por como calcular o preço de venda, perceberemos que a maioria dos empreendedores ainda utiliza a arcaica “formula mágica”: 

Preço de venda = Custo + Despesa + Margem de Lucro.

Mas então, o que diferencia empresas como a Apple, que consegue ter margens de lucro gigantescas, das suas concorrentes no mercado? Como ela faz para conseguir precificar seus produtos tão acima da média e ainda vender tanto?

O fato é que processos de compra não são racionais, logo, a resposta é simples: porque o cliente está disposto a pagar. E o porquê de ele estar disposto a pagar pode ser resumido em uma palavra: marketing.

Como o próprio Jobs dizia: “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”, isso porque o desejo faz parte da natureza humana e é um dos motores que impulsionam nossas atitudes (e também o capitalismo hahaha).

Esse desejo é criado pelo branding, ou seja, de grosso modo a marca é tão “forte”, que automaticamente o nosso cérebro trabalha no automático e leva tudo que ela diz como verdade (a consistência trás autoridade e confiança).

Por isso para calcular o preço de venda de um produto da maneira certa é necessário alinhar Produto, Preço, Promoção e Praça (também conhecido como marketing mix). Nesse momento você deve estar se perguntando que p$%@ é essa, não é mesmo?

O marketing mix é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado, sendo assim, a harmonia entre os mesmos é proporcional ao sucesso de um produto!

Resumidamente: Produto se refere aos “bens e serviços” que uma empresa disponibiliza ao mercado, ou seja, não é apenas aquilo que está sendo vendido, mas tudo que o torna mais relevante que a concorrência.. Preço é a quantia monetária cobrada na aquisição dese produto. Promoção é a forma como você apresenta esse produto para o seu público. Praça é o canal de distribuição pelo qual você proporciona experiência ao seu cliente.

Sendo assim, para calcular o preço de venda de um produto é necessário MUITO mais do que apenas somar custos, calcular médias e aplicar percentuais. No fim, o que realmente importa é: quanto o cliente está disposto a pagar por ele.

Se você gostou desse post, deixa um comentário aí embaixo e caso tenha alguma dúvida eu vou ter todo prazer em responder! Se você é um micro ou pequeno empresário, que ainda está na idade da pedra, e não aplica marketing digital no seu negócio, clique aqui para acessar meu site e fazer um orçamento para que eu te ajude a conquistar novos clientes, beleza?

Até a próxima!

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Thallis Ribeiro

Meu nome é Thallis Ribeiro, tenho 23 anos, sou Técnico em Informática pelo CEFET, empreendedor digital e estou no meu último ano de graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa.

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